Lagos – Itinerário Acessível
08/02/2021Lagos é uma cidade que convida a passeios tranquilos sempre com o mar no horizonte. Neles poderá descobrir o seu passado histórico que teve o auge no século XV, época dos Descobrimentos, ou simplesmente usufruir da paisagem ou da beleza das suas praias.
E este é um prazer que está ao alcance de todos, já que a maioria das ruas tem uma inclinação reduzida, com passeios amplos e pavimento estável, e quanto às praias tem várias à sua escolha ostentando o galardão da acessibilidade.
Acompanhe este itinerário com o mapa
Sugerimos que inicie o itinerário com uma visita ao Forte da Ponta da Bandeira (1), um espaço totalmente acessível erguido no séc. XVII para defender a cidade dos invasores que atacavam por mar. Se atravessar a Avenida dos Descobrimentos, mesmo em frente poderá visitar o Castelo dos Governadores (2) um monumento do séc. XIV que poderá conhecer na totalidade já que não existem entraves à circulação.
Nas proximidades, com entrada pela Praça Infante D. Henrique (4), um largo amplo e totalmente acessível, fica a Igreja de Santa Maria (3) em que um degrau na entrada impossibilita o acesso autónomo. Este templo data do século XV, mas foi restaurado e ampliado posteriormente, tendo ganho sobretudo em elementos decorativos de que são exemplo os retábulos do séc. XVIII.
Também no século XVIII foi construída a Igreja de Santo António (5), o local a visitar a seguir. Com entrada pela Rua General Alberto da Silveira, que é ligeiramente inclinada, o exterior sóbrio não deixa suspeitar da sua enorme riqueza decorativa em talha dourada. A entrada possui uma escadaria que dificulta o acesso, mas no interior só se encontram alguns obstáculos pontuais. Ao lado fica o Museu Municipal Dr. José Formosinho (6) que expõe uma coleção rica e variada em que se destaca a arqueologia. Este museu é totalmente acessível, sendo os degraus transponíveis através de rampas amovíveis.
A partir daqui sugerimos que passeie pelas ruas do centro da cidade de Lagos num percurso de vias planas, sem problemas de acessibilidade onde se encontram diversas lojas e restaurantes. Poderá por exemplo seguir pela Av. 25 de Abril e depois optar pela Rua Lima Leitão ou pela Afonso de Almeida até à Praça Gil Eanes (7) onde se encontra a polémica estátua de D. Sebastião da autoria de José Cutileiro. É também aqui que se encontra o Posto de Turismo, um espaço amplo e nivelado onde encontra uma equipa preparada para o auxiliar na sua visita a Lagos e que lhe poderá facultar áudio-guias.
Seguindo em direção ao mar vai voltar à Avenida dos Descobrimentos (8) onde se situa a ponte pedonal que faz a ligação com a Marina de Lagos (10). Neste espaço, onde estão ancoradas muitas embarcações, encontra-se a Caravela Boa Esperança (9), uma réplica das antigas caravelas portuguesas, cujas caraterísticas exteriores poderá admirar já que a entrada é inacessível e o espaço interior diminuto dificulta a circulação. Na Marina encontram-se diversas áreas de lazer, bem como o Museu de Cera dos Descobrimentos (11), um espaço acessível onde poderá ficar a saber mais sobre a grande epopeia marítima dos portugueses.
Lagos conta também com diversas praias acessíveis, como por exemplo as Praias da Batata, da Luz, de Porto de Mós e a Meia Praia, estas três últimas com cadeira anfíbia para que todos possam usufruir em pleno dos banhos de sol e o mar.